Próximo Passo [Você Pode Escolher Esta Vida de Esperança] >>

Uma História Sobre Jesus:

Lições que Podemos Aprender

por Steve Ridgell

 

As Boas Novas sobre Jesus Cristo é a história mais empolgante que você jamais ouvirá. Ela é contada nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João, no Novo Testamento), e também nas várias histórias de conversão encontradas no livro de Atos, também no Novo Testamento. Uma dessas histórias é a do Filipe e o eunuco de Etiópia no livro de Atos 8:26-40.

Eu quero compartilhar esta história com você e também ajuda-lo a entender como estudar a palavra de Deus. Vamos trabalhar até a prova, e na conclusão compartilharei alguns princípios de estudo bíblico que têm me ajudado.

Atos 8:26-40

Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto. E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo- mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías. Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo? Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta:

‘Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra’

Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus. E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho. Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia

 

Atos 8:26-28

Na primeira parte do capítulo 8 de Atos, vemos que o Filipe partiu de Jerusalém e viajou para Samaria para pregar sobre Jesus. Ele teve um ministério bem sucedido com muitas conversões. Um anjo disse para ele ir para uma estrada deserta; então, começou a jornada. Ele encontrou um oficial importante do governo de Etiópia; um homem encarregado do tesouro. Este homem tinha ido para Jerusalém para louvar a Deus, então acredita em Deus. Na sua viagem de regresso, ele estava lendo o livro de Isaías, no Velho Testamento.

 

Atos 8:29-31

O Espírito Santo fala com o Filipe que ele deve ir até o carro. Então, ele corre na direção do carro do etíope. Filipe ouve o etíope lendo do livro de Isaías e pergunta se ele entende o que está lendo. O etíope convida Filipe para subir no carro para explicar as Escrituras para ele. Ambos querem seguir a Deus. Filipe deixa um ministério bem sucedido para obedecer a Deus e corre para obedece-Lo. O etíope tinha feito uma longa viagem para louvar a Deus, está lendo sua Bíblia e está ansioso para entendê-la. Deus junta os dois: um buscador e um pregador.


 

 

Atos 8:32-35

Quando o etíope quer saber o que a Escritura está dizendo, Filipe o conta sobre Jesus. A passagem refere-se à morte de Jesus (a ovelha ao matadouro) pelos nossos pecados (foi tirado o seu julgamento – ele não merecia morrer). Também profetiza a ressurreição de Jesus (a sua vida é tirada da terra). Esta é a Boa Nova: que Jesus morreu pelos nossos pecados, e que ele ressurgiu dos mortos.

 

 

 

Atos 8:36-38

Assim que acharam água, o etíope queria ser batizado. As Boas Novas de Jesus exige uma resposta. Filipe deve ter ensinado o etíope que a resposta a Jesus era ser enterrado e ressurrecto com ele no ato de batismo. Então ambos entraram na água e Filipe o batizou. Sua resposta às Boas Novas de Jesus hoje é ser batizado como e etíope o foi.

 

 

 

Atos 8:39-40

Depois de batizar o etíope, Filipe foi levado pelo Espírito Santo. Ele ficou com o etíope até que ele foi batizado. Não foi o suficiente saber sobre Jesus, você deve agir. Quando Filipe foi deixado em Azoto, ele continuou a pregar sobre Jesus. Onde quer que seja que você se encontra, conte aos outros sobre Jesus.


Como Posso Aprender Estas Lições Para Mim Mesmo?

Aí vão algumas dicas que vão te ajudar a estudar a Bíblia, e como foram usadas para estudar a história de Filipe e o etíope.

1. Coloque-Se No Lugar Deles

Pergunte-se como cada um dos personagens deve ter se sentido e veja o que você pode aprender deles. Por exemplo, como é que o Filipe deve ter se sentido depois de ser pedido para sair de um ótimo ministério para ir para uma estrada no deserto? Isso me lembra que Deus está em controle e Ele sabe o que faz. Deus tenha um plano para evangelizar Etiópia, e o plano começou mudando Filipe de lugar. Também me lembra que o meu papel é obedecer, nem sempre entender o por quê. Quão feliz estava o etíope quando encontrou alguém que contou as Boas Novas de Jesus para ele? Quantas pessoas nós encontraremos que estão esperando que alguém conte para eles sobre Jesus? Ou talvez você estivesse esperando ouvir as Boas Novas.

2. Escritura Explica Escritura

O melhor comentário Bíblia é a própria Bíblia. Quando Atos 8:35 diz que Filipe contou as Boas Novas de Jesus para o etíope, como você sabe o que são as Boas Novas? Olhe para a passagem de Isaías 53 que o etíope estava lendo. Isaías 53 fala sobre um homem que seria rejeitado pelos homens, um que conhecia o sofrimento, e um que tomaria as nossas enfermidades. É um homem que seria ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniqüidades. Pelas chagas dele nós nos curaríamos. Estas são as Boas Novas de Jesus: Ele pagou o preço pelos nossos pecados quando morreu por nós. Quanto mais você lê e estuda a Bíblia, o mais você verá como várias passagens dão perspectiva e entendimento para outros versículos.

3. Preste Atenção em Cada Palavra

É fácil ler uma passagem e perder parte da verdadeira mensagem porque não pensa em cada palavra. Por exemplo, quando Filipe recebeu a mensagem para ir para uma estrada no deserto, “Ele levantou-se e foi”. Não esperou, não hesitou e não deu desculpas. Quando ele ouviu a mensagem, “Filipe correu”. Ele não apenas obedeceu, ele correu para obedecer. Que grande exemplo para nós. Depois em Atos 8:40, Filipe “achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades...”. Em qualquer lugar que Deus colocava Filipe, ele pregava sobre Jesus.

4. Leia As Entrelinhas

Aprenda a achar o significado na Escritura que não está expresso. Deixe-me dar alguns exemplos. Não é suficiente ser uma boa pessoa que acredita em Deus. O etíope tinha viajado uma longa distância para louvar a Deus e estava lendo sua Bíblia. Mas ele ainda tinha que ouvir as Boas Novas de Jesus e responder a esse conhecimento. As Boas Novas de Jesus incluem o batismo. E sei disso porque depois de ouvir as Boas Novas de Jesus, o etíope pediu para ser batizado. Como ele sabia fazer isso? O batismo é importante porque o Espírito não levou Filipe embora até o etíope ser batizado. Batismo é imersão. O etíope não pediu para ser batizado até ver água. Ele e Filipe entraram na água e, depois do batismo, ambos saíram da água. Esses detalhes representam batismo por imersão.

5. Sempre Pergunta O Que Você Pode Aprender Da Passagem

Eu quero buscar Jesus como o etíope. Eu quero ser aberto para ministério como o Filipe. Eu quero obedecer a Deus com entusiasmo como Filipe. Eu quero ser batizado com o etíope. Eu quero contar as Boas Novas de Jesus em todo lugar como o Filipe.

Espero que esta lição tenha ajudado-o no seu estudo da Palavra de Deus. Eu oro que a história de Filipe e o etíope te inspirará a seguir Jesus. Jesus morreu pelos seus pecados e eu encorajo-o a fazer um compromisso a Ele, sendo batizado. Eu oro que você passe o resto da sua vida contando a outros as Boas Novas de Jesus.

Se você tem perguntas, ou gostaria de entrar em contato com uma congregação local do povo de Deus, por favor, deixe-me saber.

Steve



Steve Ridgell
steve@heraldoftruth.org



Próximo Passo [Você Pode Escolher Esta Vida de Esperança] >>

Recursos Adicionais

Nós Nos Importamos
Alguém se importa com o seu bem-estar.
A História de Jesus

Uma olhada na história de uma das primeiras pessoas que seguiram a Jesus.


Você gostaria de se matricular num curso por correspondência?

Clique aqui para se matricular

Fale Com Alguém

Nessa jornada ruma à esperança, se você sentir que gostaria de ligar para um dos membros da equipe da Uma Vida de Esperança, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Entre em contato conosco e o ajudaremos.

Contate Uma Vida de Esperança

Quatro Passos à Esperança...

Há Esperança Para A Vida

Num mundo cheio de dor, desespero, incerteza e medo, acreditamos que há esperança. Acreditamos que é possível viver uma vida de esperança, alegria, paz e propósito... [Leia mais...]

Achamos a Esperança em Deus

Acreditamos que a esperança verdadeira e duradoura é achada somente em Deus. Deus te fez, te ama e quer o melhor para você. Ele quer que você faça parte da família Dele, agora e para sempre... [Leia mais...]

Jesus é o Caminho para Chegar a Deus

Deus te ama tanto que fez uma coisa extraordinária. Ele enviou Seu Filho ao mundo para te mostrar o caminho até Deus. Jesus faz isso possível para nós – nós que somos imperfeitos, insuficientes – estarmos com um Deus perfeito... [Leia mais...]

Você Pode Escolhar Esta Vida de Esperança

Você está convidado para fazer da esperança algo real ao entregar a sua vida para acha-la em Jesus. Está convidado para compartilhar a sua vida junto com outros que têm feito esta mesma decisão. [Leia mais...]