Convidado Para Fazer Parte Da Família

 
por Tim Archer

Você está convidado para se tornar membro da família de Deus. Eu sei que isso parece estranho: seres humanos comuns entrando num relacionamento com o Deus que os criou. Mas é exatamente isso que Deus nos oferece. Vários termos são usados para descrever esse relacionamento: salvação, novo nascimento, chegando a Jesus, tornando-se um cristão, etc. Enquanto muitos outros termos são usados, eu me relaciono melhor com a idéia de entrar na família de Deus.

Veja, Deus é um Deus de relacionamentos. Foi Ele que procurou o homem, não foi ao contrário. A Bíblia diz que foi o amor que motivou Deus para estender a graça aos homens. Foi Deus que fez o primeiro gesto de tentar consertar nosso relacionamento quebrado.


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)


O que aconteceu com nosso relacionamento com Deus? Por que precisava ser consertado? Se Ele nos criou, por que todos nós não podemos estar com ele? Eu entendo que se resume na natureza de Deus. Por exemplo, Deus é luz, então escuridão não pode estar onde ele está. Deus é verdade, então toda mentira está longe dele. Deus é vida, então a morte é banida da sua presença. E Deus é santo, Deus é puro, Deus não é tocado pelo maligno. Por isso todos que erraram não podem viver com Deus. E porque todos nós temos errado, porque todos nós temos pecado (para usar o termo certo), somos desqualificados para fazer parte da família de Deus.


“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)


O que acontece se não entrarmos num relacionamento com Deus? A hora está chegando quando Deus separar para a eternidade aqueles que são dele daqueles que não são. As pessoas que estão com Deus gozarão de todas as coisas que Ele é: vida, luz, alegria, etc. Os que não escolheram seguir Deus não estarão com Ele e não terão essas coisas. Um lugar sem Deus e sem as características de Deus será um lugar onde só existirá trevas, sofrimento e morte.

As manchas que o pecado deixa duram a vida inteira… e além. Somente alguém que nunca pecou poderia tirá-los. É por isso que Deus enviou seu filho Jesus. Jesus veio ao mundo e viveu uma vida sem pecado. Sua morte injusta abriu o caminho para nós recebermos perdão dos nossos pecados. Seu sangue inocente é capaz de tirar as manchas do pecado, permitindo que nós sejamos santos como Deus, nos permitindo ser adotados à família de Deus. Estas são as boas novas que Deus tem para a humanidade: através de Jesus Cristo e sua morte, Deus proveu uma maneira através da qual a humanidade posde ter um relacionamento completo com Ele.


“E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado” (1 João 3:5)

“em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1:7)

“pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5:19)


A Bíblia diz que qualquer pessoa que crê em Jesus Cristo pode se tornar um filho de Deus. Ela também diz que aqueles que crêem nEle têm a vida eterna. Obviamente, isso significa mais do que apenas que Jesus existia; é o tipo de crença que nos dá esperança inclui acreditar que Jesus é quem Ele diz que é e deixar as nossas vidas serem moldados por essa verdade.



“Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12)


Este tipo de acreditar é chamado fé. Fé leva à ação. Eu posso acreditar que um homem sejaum médico, mas não ter fé nele. Mas se tenho fé num medico, então seguirei suas instruções. Não recebo crédito especial se fizer o que o médico me instrui; é simplesmente um símbolo da fé que tenho nele.

Eu achava que fé era apenas acreditar. Há um exemplo famoso da Bíblia que nos ajuda a entender mais sobre fé e obediência. A maioria já ouviu a história de Noé e a arca, como Deus advertiu Noé de um dilúvio que aconteceria e o instruiu a construir um grande barco, uma arca, para salvar a si mesmo, sua família e amostras de cada espécie de animal.

Deus salvou Noé pela sua misericórdia. Noé não fez nada para merecer sua salvação. Ele foi salvo por causa da sua fé em Deus. Mas essa fé teria salvado-o se ele não tivesse construído a arca? Não. Alguém teria sido salvo apenas por te construído um barco, mesmo se não acreditasse em Deus? Não. Somente fé, uma fé obediente, pode salvar.


“Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma” (Tiago 2:17)


Nós vemos na Bíblia que a nossa fé em Jesus nos levará a fazer certas coisas. Nós afirmaremos a nossa fé em Jesus pública e abertamente. Admitiremos nossos pecados e faremos o possível para não repeti-los (algo chamado “arrependimento”). Também seremos imersos na água, sendo batizados, para simbolizar a morte da nossa velha vida e o começo da nossa nova vida como membro da família de Deus.


“Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Romanos 10:9)

“Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”
(Romanos 6:3-4)


Como membros da família de Deus, procuramos viver da maneira que Deus quer que vivamos. Ele sabe que ainda erramos e está sempre disposto a nos perdoar quando erramos A família de Deus não é perfeita, mas devemos imitar nosso irmão mais velho, Jesus. Ele viveu sem pecado, e devemos nos esforçar para eliminar o pecado das nossas vidas.


“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele” (1 João 3:1)


Espero que você descobrirá mais sobre a família de Deus, o que significa fazer parte da família dele, e o que você precisa fazer para ser adotado nessa família.

Que Deus lhe abençoe.

Tim




Tim Archer
tim@hopeforlife.org



Recursos Adicionais

Jesus e Sua Igreja
Guia de Estudo por Steve
Convidados para Entrar na Família

Artigo Sobre a Família de Deus por Tim

Gostaria de conhecer alguém próximo a você?
Clique aqui para dar o próximo passo

Fale Com Alguém

Nessa jornada ruma à esperança, se você sentir que gostaria de ligar para um dos membros da equipe da Uma Vida de Esperança, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Entre em contato conosco e o ajudaremos.

Contate Uma Vida de Esperança

Quatro Passos à Esperança...

Há Esperança Para A Vida

Num mundo cheio de dor, desespero, incerteza e medo, acreditamos que há esperança. Acreditamos que é possível viver uma vida de esperança, alegria, paz e propósito... [Leia mais...]

Achamos a Esperança em Deus

Acreditamos que a esperança verdadeira e duradoura é achada somente em Deus. Deus te fez, te ama e quer o melhor para você. Ele quer que você faça parte da família Dele, agora e para sempre... [Leia mais...]

Jesus é o Caminho para Chegar a Deus

Deus te ama tanto que fez uma coisa extraordinária. Ele enviou Seu Filho ao mundo para te mostrar o caminho até Deus. Jesus faz isso possível para nós – nós que somos imperfeitos, insuficientes – estarmos com um Deus perfeito... [Leia mais...]

Você Pode Escolhar Esta Vida de Esperança

Você está convidado para fazer da esperança algo real ao entregar a sua vida para acha-la em Jesus. Está convidado para compartilhar a sua vida junto com outros que têm feito esta mesma decisão. [Leia mais...]